terça-feira, 30 de junho de 2009

A Biblioteca de Alexandre Herculano...


Desta vez o motivo da saída foi a visita à Biblioteca Pública Municipal do Porto, um edifício belíssimo e com um forte peso histórico e patrimonial no nosso país. Criada por D. Pedro IV foi fundada em 1913 e veio ocupar as antigas instalações do Convento de Santo António. O decreto que determinou a sua criação mandava que lhe fosse entregue um exemplar de toda e qualquer obra impressa em Portugal, Depósito Legal que se mantém até aos dias de hoje, fazendo com que a Biblioteca possua, neste momento, cerca de 23 km em livros, no seu arquivo. A Biblioteca é muito procurada pelos seus fundos especiais entre os quais se destaca, pelo seu carácter único, o de manuscritos, desde a Idade Média até aos nossos dias.

O mote da visita foi a conclusão do Módulo de Comunicação Interpessoal, e o objectivo foi não só proporcionar uma visita guiada aos nossos Formandos, permitindo-lhes algumas aprendizagens sobre a sua história, e a do nosso país, mas também lançar-lhes o desafio de, individualmente, realizarem uma pesquisa bibliográfica, para posteriormente apresentarem um trabalho escrito, dentro dos temas abordados.

A prestação de todos foi exemplar, atentos e diligentes, não ficaram indiferentes às maravilhas que neste edifício é possível encontrar, como os manuscritos antiquíssimos, de consulta reservada. O desafio não foi fácil, mas contaram com a colaboração preciosa e disponível da Dr.ª Paula, a bibliotecária que acompanhou a nossa visita. Porém, sobre o que terão aprendido, ou o que mais gostaram, reservo-lhes o espaço para aqui contribuírem com o seu comentário.

Muito fica por mostrar nas fotos, pela impossibilidade de utilizar a máquina no interior do edifício, mas penso que será visível a atribulação mas simultâneo empenho de todos, que poderão para futuro voltar à Biblioteca, conhecendo já os importantes serviços que esta disponibiliza à comunidade. Pelo meio, tiveram inclusivamente a inspiração de uma linda gaivota que tivemos a sorte de avistar no seu ninho, através da janela da sala de pesquisa livre.

Ana Dias





1 comentário:

  1. Gostei da ideia, já antiga, do Depósito Legal. É pena que algumas editoras nao façam o mesmo para a minha biblioteca pessoal... :)

    ResponderEliminar