Antes do início dos estágios, fez-se um conjunto de visitas importantes, no âmbito do segundo Tema de Vida - Porto: Produto de Excelência - em que se conseguiu entrecruzar o Porto Histório com o Porto Contemporâneo...
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
ESTÁGIOS
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
O DEVER E O DEVIR
A vida é composta de mudanças, de momentos decisivos em que nos devemos atrever a deixar o que possa parecer mais cómodo, e a partir em busca do desenvolvimento, da evolução, da aprendizagem, enfim, de uma versão melhor de nós próprios.
Essa mesma mudança, impeliu cada um de vós a candidatar-se a este curso, numa altura da vida em que poderiam ter permanecido no vosso canto, assistindo ao mesmo programada de TV, sem nunca mudar de canal, e à espera que os dias sucedessem. Mas, preferiram antes atirar-se ao desconhecido, arriscar, e hoje, quantos imaginariam ter feito uma peça de teatro, treinar apresentações de trabalhos, ter o próprio blog ou, simplesmente, sentir-se em constante mudança e redefinindo-se a si próprio.
Agradeço-vos a vossa presença em peso, naquele final de dia, as doces palavras e o postal, mas mais ainda os vossos olhares, que permanecerão comigo muito depois destas lindas flores terem murchado.
Num ápice virá o estágio e também o final deste projecto, desejo-vos as maiores felicidades, quando se sentirem de novo à solta no mundo e uma vez mais no desconhecido, mas sei que terão à vossa espera muito mais do que imaginariam, uns meses antes de tudo isto.
Desejo também que independentemente do que encontrem, continuem o vosso caminho de aprendizagem, de desenvolvimento, e de orientação para a tal mudança…
Um beijo,
Ana Dias
Essa mesma mudança, impeliu cada um de vós a candidatar-se a este curso, numa altura da vida em que poderiam ter permanecido no vosso canto, assistindo ao mesmo programada de TV, sem nunca mudar de canal, e à espera que os dias sucedessem. Mas, preferiram antes atirar-se ao desconhecido, arriscar, e hoje, quantos imaginariam ter feito uma peça de teatro, treinar apresentações de trabalhos, ter o próprio blog ou, simplesmente, sentir-se em constante mudança e redefinindo-se a si próprio.
Agradeço-vos a vossa presença em peso, naquele final de dia, as doces palavras e o postal, mas mais ainda os vossos olhares, que permanecerão comigo muito depois destas lindas flores terem murchado.
Num ápice virá o estágio e também o final deste projecto, desejo-vos as maiores felicidades, quando se sentirem de novo à solta no mundo e uma vez mais no desconhecido, mas sei que terão à vossa espera muito mais do que imaginariam, uns meses antes de tudo isto.
Desejo também que independentemente do que encontrem, continuem o vosso caminho de aprendizagem, de desenvolvimento, e de orientação para a tal mudança…
Um beijo,
Ana Dias
terça-feira, 30 de junho de 2009
A Biblioteca de Alexandre Herculano...

Desta vez o motivo da saída foi a visita à Biblioteca Pública Municipal do Porto, um edifício belíssimo e com um forte peso histórico e patrimonial no nosso país. Criada por D. Pedro IV foi fundada em 1913 e veio ocupar as antigas instalações do Convento de Santo António. O decreto que determinou a sua criação mandava que lhe fosse entregue um exemplar de toda e qualquer obra impressa em Portugal, Depósito Legal que se mantém até aos dias de hoje, fazendo com que a Biblioteca possua, neste momento, cerca de 23 km em livros, no seu arquivo. A Biblioteca é muito procurada pelos seus fundos especiais entre os quais se destaca, pelo seu carácter único, o de manuscritos, desde a Idade Média até aos nossos dias.
O mote da visita foi a conclusão do Módulo de Comunicação Interpessoal, e o objectivo foi não só proporcionar uma visita guiada aos nossos Formandos, permitindo-lhes algumas aprendizagens sobre a sua história, e a do nosso país, mas também lançar-lhes o desafio de, individualmente, realizarem uma pesquisa bibliográfica, para posteriormente apresentarem um trabalho escrito, dentro dos temas abordados.
A prestação de todos foi exemplar, atentos e diligentes, não ficaram indiferentes às maravilhas que neste edifício é possível encontrar, como os manuscritos antiquíssimos, de consulta reservada. O desafio não foi fácil, mas contaram com a colaboração preciosa e disponível da Dr.ª Paula, a bibliotecária que acompanhou a nossa visita. Porém, sobre o que terão aprendido, ou o que mais gostaram, reservo-lhes o espaço para aqui contribuírem com o seu comentário.
Muito fica por mostrar nas fotos, pela impossibilidade de utilizar a máquina no interior do edifício, mas penso que será visível a atribulação mas simultâneo empenho de todos, que poderão para futuro voltar à Biblioteca, conhecendo já os importantes serviços que esta disponibiliza à comunidade. Pelo meio, tiveram inclusivamente a inspiração de uma linda gaivota que tivemos a sorte de avistar no seu ninho, através da janela da sala de pesquisa livre.
Ana Dias




O mote da visita foi a conclusão do Módulo de Comunicação Interpessoal, e o objectivo foi não só proporcionar uma visita guiada aos nossos Formandos, permitindo-lhes algumas aprendizagens sobre a sua história, e a do nosso país, mas também lançar-lhes o desafio de, individualmente, realizarem uma pesquisa bibliográfica, para posteriormente apresentarem um trabalho escrito, dentro dos temas abordados.
A prestação de todos foi exemplar, atentos e diligentes, não ficaram indiferentes às maravilhas que neste edifício é possível encontrar, como os manuscritos antiquíssimos, de consulta reservada. O desafio não foi fácil, mas contaram com a colaboração preciosa e disponível da Dr.ª Paula, a bibliotecária que acompanhou a nossa visita. Porém, sobre o que terão aprendido, ou o que mais gostaram, reservo-lhes o espaço para aqui contribuírem com o seu comentário.
Muito fica por mostrar nas fotos, pela impossibilidade de utilizar a máquina no interior do edifício, mas penso que será visível a atribulação mas simultâneo empenho de todos, que poderão para futuro voltar à Biblioteca, conhecendo já os importantes serviços que esta disponibiliza à comunidade. Pelo meio, tiveram inclusivamente a inspiração de uma linda gaivota que tivemos a sorte de avistar no seu ninho, através da janela da sala de pesquisa livre.
Ana Dias
Etiquetas:
Biblioteca Pública Municipal do Porto
Formandos do Porto foram parar à CADEIA...
sexta-feira, 12 de junho de 2009
VISITA À FEIRA DO LIVRO DO PORTO
Houve tempo para visitarmos todas as editoras presentes, fazermos algumas compras e ainda um coffee break. Nesse dia, estava presente na feira, a escritora Rosa Lobato de Faria...
Deixamos, então, algumas fotografias...
Cláudia Valente.
terça-feira, 26 de maio de 2009
NOTÍCIAS DA NOSSA PEÇA DE TEATRO
O esforço de todos foi premiado!
Agradecemos a presença dos formadores, familiares e amigos, que ajudaram a abrilhantar a festa, bem como os comentários amáveis dos restantes grupos EFA.
Convidamos todos os interessados a assistrirem a uma parte da peça...
Partilhamos também algumas fotografias do cenário construído por nós em dégradé cor-de-rosa e dos folhetos entregues a todos os espectadores sobre a História do Teatro, também em vários tons de cor-de-rosa.
Obrigada a todos os que acreditaram...
A Mediadora,
Cláudia Valente
sexta-feira, 15 de maio de 2009
TODOS... AO PALCO!Pois é... o grande dia está a chegar!
Aproveitamos para convidar todos os que queiram assistir a uma comédia no próximo dia 24, domingo, pelas 16 horas, no Auditório Horário Marçal, no Porto.
Por cá, a ansiedade dos actores é grande... Os ensaios têm sido intensivos... A vontade é enorme!
Aguardamos a presença dos bem-humorados!
Os Risoma
Subscrever:
Mensagens (Atom)
